terça-feira, 24 de março de 2009

VARIAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL

Pressão alta e baixa

No âmbito metafísico a variação de pressão arterial está relacionada ao fato de as pessoas não encararem de frente seus obstáculos. Diante de situações que tocam profundamente, como as divergências com parceiro, as decepções com os filhos e assim por diante, elas fogem para o trabalho ou querem esquecer seus conflitos.
Não enfrentar os problemas impede encontrar as soluções.
As pessoas acometidas por esse sintoma físico, costumam negar a existência de uma situação conflituosa. Adotam uma postura de aparente indiferença, dedicando-se excessivamente ao trabalho para não ter tempo de pensar nos problemas; essa condição caracteriza o quadro de pressão alta. Outras, simplesmente se recusam a pensar nas situações conflituosas, querem esquecer o que está se passando ao seu redor; essa atitude representa as causas metafísica da pressão baixa.
As pessoas se enganam ao evitarem refletir acerca daquilo que lhes está atormentando. Acham que com o tempo tudo vai passar; no entanto, há coisas que somente o tempo não é suficiente, faz-se necessário a atuação direta na situação ou mesmo a reformulação interior para integrar-se aos fatos. Lembre-se: "nada muda se você não mudar"; essa mudança pode ser tanto na sua forma de ser, quanto na de agir.
Para quem tem pressão alta, convém meditar: trabalhar é bom. Você gosta e se envolve com as atividades, mas, não extrapole, nem faça do trabalho um refúgio das situações mal resolvidas.
Dedique-se a sua vida pessoal com o mesmo desembaraço que tem para lidar com o seu profissional. Algumas pessoas que têm pressão alta e não estão desempenhando atividades profissionais, vivem em função de solucionar os problemas dos outros, deixando de resolver suas próprias complicações.
Já o toque para aqueles que são afetados pela pressão baixa é: não queira adiar o inevitável; não é esquecendo os episódios desagradáveis que você vai solucioná-los. Viva intensamente as situações que fazem parte da sua vida. Por mais desagradáveis que sejam, são experiências que promovem o amadurecimento pessoal.

(Valcapelli)

terça-feira, 17 de março de 2009

VOCÊ PODE CURAR SUA VIDA_Louise L. Hay

Doença ou parte afetada/Causa provável/Novo padrão de pensamento
Aborto:Medo. Medo do futuro. Não agora – mais tarde. Hora inadequada.
A Ação Certa Divina está sempre acontecendo em minha vida. Eu me amo e me aprovo. Tudo está bem.
Acidentes: Incapacidade de defender-se. Rebelião contra a autoridade. Crença na violência.
Liberto o padrão interior que criou isto. Estou em paz. Tenho valor.
Alcoolismo: O que adianta? Sentimento de futilidade, culpa, inadequação. Auto-rejeição.
Vivo no agora. Cada momento é novo. Escolho ver meu valor. Eu me amo e me aprovo.
Alergias: A quem você é alérgico? Negação do próprio poder.
O mundo é seguro e fraterno. Estou seguro. Estou em paz com a vida.
Amnésia: Medo. Fuga da vida. Incapacidade de se defender.
A inteligência, a coragem e a auto-valorização estão sempre presentes. É seguro estar vivo.
Anorexia: Negar-se a vida. Medo, auto-rejeição e ódio de si mesmo extremos.
É seguro ser eu mesmo. Sou maravilhoso exatamente como sou. Escolho viver. Escolho a alegria e a auto-aceitação.
Bexiga: Ansiedade. Prender-se a velhas idéias. Medo de soltar. “Enfezado”.
Com conforto e facilidade, solto o velho e dou boas vindas ao novo em minha vida. Estou seguro.
Bronquite: Ambiente familiar inflamado. Gritos e discussões. Às vezes silêncio demais.
Declaro paz e harmonia dentro e em torno de mim. Tudo está bem.
Coceira: Desejos de ir contra a corrente. Insatisfeito. Remorso. Coçar para abrir a pele e poder sair ou fugir.
Estou em paz aqui mesmo. Aceito o meu bem, sabendo que meus desejos e necessidades serão atendidos.
Derrame: Desistir. Prefere morrer a mudar. Resistência. Rejeita a vida.
A vida é mudança e eu me adapto facilmente ao novo. Aceito a vida passada, presente e futura.
Desmaios: Medo. Não consegue enfrentar. Sair de cena.
É seguro ser eu mesmo. Expresso quem sou.
Diabetes: Sonhando com o que poderia ter sido ou tido. Grande necessidade de controlar. Tristeza profunda. Não resta nenhuma doçura.
Este instante está cheio de alegria. Agora escolho vivenciar a doçura do hoje.
Diarréia: Medo. Rejeição. Fuga.
Minha ingestão, assimilação e eliminação estão em perfeita ordem. Estou em paz com a vida.
Dor de cabeça: Invalidando a si próprio. Autocrítica. Medo.
Eu me amo e me aprovo. Vejo a mim e ao que faço com olhos de amor. Estou seguro.


http://maisdemilfrasesdeefeito.blogspot.com/2007/10/voc-pode-curar-sua-vida.html

quinta-feira, 12 de março de 2009

O corpo fala e não mente

Da cabeça aos pés, tudo foi estudado, comprovando que cada parte do nosso corpo tem uma linguagem a ser entendida. A cabeça, o tronco, os membros e cada órgão interno recebem um impulso nervoso do cérebro que é comandado pelas emoções. Há uma infinidade de reações nervosas que causam doenças, sendo que uma grande parte delas a medicina não reconhece como inconscientes. Vamos mostrar alguns exemplos de como um pensamento crônico pode transformar-se em seu corpo, através das reações químicas comandadas pelo corpo.


SINUSITE RINITE: Sinusite é um sinal de que seu ego está profundamente irritado com alguma pessoa que convive com você. Ë provável que esta pessoa tente constantemente invadir seu espaço vital. Sinusite é uma inflamação mental relacionada com alguém próximo; é a atitude mental rebelde ou a rebeldia nutrida contra os pais. Na verdade o nariz representa a nossa sensibilidade quanto à aceitação ou recusa de algo ou alguém. O sentimento de gratidão destas pessoas é quase que superficial e para se obter a cura total dessa dificuldade de respirar, é necessário que se comece reconhecendo que no passado ficaram suas melhores experiências e foi lá que você aprendeu tudo o que sabe hoje. Seus pais, amigos, patrões, funcionários, etc., todos, direta ou indiretamente o ajudaram a crescer. O demérito está naqueles que não aceitam, com humildade, as diferenças de opiniões, pois consideram-se os mais inteligentes e infalíveis.Coloque em prática o que você sabe, em beneficio das outras pessoas e de si próprio. Admita humildemente os seu erros e sua ignorância em determinados assuntos, porque somente assim você descobrirá suas limitações e procurará se aperfeiçoar.


CORIZA: É a inflamação catarral da membrana mucosa das fossas nasais. Ocorre em pessoas extremamente sensíveis, que acham que só se pode conseguir o que se quer se alguém permitir. Você que tem coriza, cresça e pare de sentir-se como criança chorosa e vá à luta. Com lágrimas você não vai a lugar algum. Tenha vontade de criar suas próprias coisas e sentir prazer por elas e com elas. Participe ativamente e aceite a si mesmo com amor e sabedoria. Saiba amadurecer com alegria e dinamismo, sem perder a juventude. Perca o hábito de sentir-se vítima e enxergue que você tem capacidade e argumentos para agir diferente quando sentir-se acuado.


JOELHOS: Simbolizam atitudes para com você mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu passado (coxas) e seu futuro (pernas).Pessoas que não conseguem aceitar opiniões alheias, e agem como crianças para defender seu espaço, mostram que precisam amadurecer mais para poder compreender novas formas de se defender contra aqueles que lhe opõem. Faltar com o respeito para consigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as contrariedades, domésticas ou profissionais, também não é uma maneira correta de comunicar-se. A anulação pessoal só acontece quando a pessoa não conhece outros meios de se expressar e acredita que já tentou tudo para mudar uma situação desagradável, que a aflige. Se você se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho porque está fazendo coisas que contrariam seu verdadeiro modo de ser, se está se desrespeitando ao forçar uma situação por não saber como corrigi-la e vive com o coração repleto de críticas e desapontamentos, saiba que seus meniscos, ligamentos e ossos do joelho serão afetados. Eles irão inflamar e poderá até ocorrer estiramento ou rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provocado por algum acidente. Nós somos conduzidos, cegamente, pelo nosso inconsciente, para o bem ou para o mal, conforme o que acreditamos, ou pensamos constantemente.As pessoas que não se dobram aos outros e teimam em sustentar as suas opiniões acabam somatizando um joelho que não dobra, que não flexiona e é extremamente dolorido. A análise de nossa conduta mais secreta é, realmente, um trabalho difícil que requer sinceridade e lealdade com relação a nós mesmos. Para revertermos o quadro de doenças, dores, etc. para a saúde e a felicidade, devemos reconhecer nossas emoções diárias e não somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na mudança do nosso interior.


PROBLEMAS NO MÚSCULO DO PESCOÇO: Dor no pescoço simboliza a inflexibilidade de seus pensamentos e a dificuldade de relaxar em relação às cobranças alheias e mesmo à auto-cobrança.A pessoa que não quer deixar de ter opiniões rígidas e recusa-se duramente a mudar seus hábitos, vai ganhar um pescoço duro, igual à sua cabeça. Pessoas perfeccionistas normalmente têm muitos torcicolos.Muitas vezes, as pessoas acordam com o pescoço doendo e nem conseguem girar a cabeça para o outro lado, reclamam: Dormi de mau jeito por isso estou assim. Tomei um golpe de vento ontem, e hoje acordei mal. E assim por diante. Acontece que estas são apenas justificativas e não explicações reais para as dores. Com estes exemplos, você pode ver como o consciente reage por não saber ou não ter se preocupado em aprender a linguagem do corpo. Enquanto não tomarmos consciência daquilo que acontece com nosso corpo, estaremos tentando eternamente achar resposta para nossos problemas, percorrendo o caminho oposto ao da verdade.Se você estiver com dor no pescoço ou torcicolo, pare e pense um pouco. Analise seus últimos atos ou pensamentos contra algo ou alguém. Lembre-se de algum episódio durante o seu dia de ontem ou anteontem. Será que você não esta sendo teimoso com alguém ou com alguma idéia fixa? Será que você não está sendo insistente demais em querer que determinada pessoa pare de agir daquele jeito que tanto desagrada você?Sempre haverá uma resposta, mas se você não souber saudavelmente voltar atrás e desistir de alguns aspectos negativos da sua conduta, seu pescoço continuará doendo e mostrando que você ainda não consegue olhar para o outro lado da questão. E literalmente, você não conseguirá olhar para o lado, a não ser que gire o corpo todo.


Ronaldo Cardim é massoterapeuta corporal e aplica Shiatsu, Zen-Shiatsu, Alongamento, Sei-Tai (manipulação de coluna), Reiki e atende em seu consultório.


sexta-feira, 6 de março de 2009

Câncer Significante

Sabemos que o câncer pode acontecer por conta de problemas hereditários, genéticos, pela má alimentação, e tal, mas, por mais que seja um assunto de prioridade médica, com recursos gigantescos investidos na busca de uma cura, ele permanece essencialmente um mistério. Por que o câncer pode matar uma pessoa em 6 meses, e outra com o mesmo tipo, no mesmo local, pode viver 10 anos? Por que em alguns casos ele regride sem remédios, enquanto em outros, mesmo com todo o tratamento, ele continua implacável? Os médicos se vêem diante de casos que a medicina não pode (ainda) explicar.
Experimentos com células humanas indicaram que existe uma ligação de comunicação entre os pensamentos e as emoções individuais e as células, ainda que removidas do corpo do doador. O pesquisador Cleve Backster coletou, por meio de um procedimento clínico, células da boca de um doador, conectou-as a um dispositivo eletrônico e mediu as suas reações em função de suas alterações emocionais. Os resultados desse e de outros experimentos realizados nos últimos 30 anos mostraram que as mudanças de estados emocionais - voluntárias ou involuntárias - do doador provocam alterações mensuráveis nas células isoladas. Esses experimentos mostram que existe alguma forma de comunicação entre eles, mesmo que isolados eletromagneticamente (através de paredes de chumbo em uma gaiola de Faraday), e que essas comunicações não dependem da distância entre o emissor e o receptor e parecem ser instantâneas. Experimentos recentemente efetuados pelo pesquisador Paul von Ward com iogurte isolado eletromagneticamente mostraram que a cultura do iogurte reage fortemente aos sentimentos, mas não reage à discussão intelectual sobre os sentimentos. Os receptores só se tornam agitados quando as discussões geram emoções.
A palavra aqui é emoção. Quando sentimos emoção, negativa ou positiva, nosso corpo vibra no estado do nosso pensamento, como um címbalo vibra para produzir um som. Nos imantamos com aquela emoção. Por isso não devemos guardar mágoa, ódio ou tristeza, pois tal sentimento vai nos afetar negativamente e poderemos vir a coletar o fruto de tais atitudes mentais no futuro. E um desses frutos pode ser o câncer. O câncer é uma desordem no corpo resultante de um dano no DNA, que provoca a divisão desordenada de células, que acabam invadindo lugares onde não deveriam estar.
Não estou aqui dizendo "viva feliz e não tenha câncer", esse é um assunto espinhoso e extremamente triste para as famílias envolvidas pra ser tratado levianamente ou de forma generalizada. Mas é preciso ter em mente que o bom estado de espírito é ESSENCIAL na prevenção e no tratamento. E é justamente esse estado de espírito que SE PERDE quando alguém é diagnosticado com câncer (óbvio). E é por isso que serve esse post: não adianta a família apoiar o paciente, o médico ser "pra cima", orações e tal, se o próprio paciente não se esforçar em manter a mente e as emoções sob controle. Sei que a última coisa que a pessoa desenganada quer é alguem tentando anima-la, mas é preciso ela mesma procurar se animar, nem que seja só de sacanagem, pra dar mais trabalho às células cancerígenas! E como conseguir essa atitude mental? Vai depender de cada paciente; alguns podem se apegar na fé em algo, outros apenas no conhecimento de que, "quanto melhor o sentimento, melhor o tratamento", ou pode aprender a meditar e controlar a mente com algum monge budista. Só não pode se entregar. Sabe aqueles médicos que dizem: você tem apenas 6 meses de vida? Acho que nem um monge está preparado pra ouvir uma coisa dessas, logo de cara! Muita gente vive 10, 20 anos com um câncer sem saber, e quando por algum motivo descobre que tem, definha e morre em meses! Isso é atuação da mente sobre o corpo, gente! Os médicos precisam saber disso e usar o melhor tanto da medicina tradicional quanto da holística, que trata do paciente como um todo, e não só um pedaço de carne (algo que os médicos do passado, nas cidades isoladas do interior, faziam intuitivamente).
Bem, quer dizer então que, se minha atitude mental for positiva posso, quem sabe, viver bem mais tempo? Eu estaria sendo leviano se dissesse isso, mas posso afirmar com certeza: uma condição mental perturbada só vai piorar ainda mais as coisas. Devemos arcar com as consequências de nossos atos. Quem planta vento colhe tempestade. Se cultivamos a tristeza por anos, boa coisa não vai surgir, e isso não desaparecerá como mágica simplesmente porque a pessoa resolveu mudar de atitude do dia para a noite.
Mas, e se a pessoa foi alegre e "pra cima" toda a vida e mesmo assim teve câncer, como se explica essa teoria? Bem, ninguém é Poliana pra ficar alegre o tempo inteiro. Cada pessoa tem seus "fantasmas no armário". A diferença é que algumas não deixam NINGUÉM, às vezes nem ela mesma, perceber. Às vezes pode ser até mesmo reflexo de outras vidas, uma desordem impregnada no corpo energético e refletido no físico dessa forma. Mas pode também ser puramente causa-efeito material, como alguém que se criou perto de linhas de alta tensão (ou celular) vai ter MUITO mais chance de desenvolver um tumor do que alguém que foi criado no campo.
Então quer dizer que aquele meu chefe chato, que vive de mau-humor e brigando com todos na empresa vai provavelmente morrer de câncer? Não fique tão animado, a relação não é tão direta assim. O equilíbrio energético do corpo varia de pessoa pra pessoa. Tem gente que vive muito bem depressiva, ou briguenta, pois ela está ligada a uma cadeia energética que é muito maior que ela, que envolve doadores e receptores de energia, válvulas de escape, etc. É mais fácil que o funcionário que recebe as broncas calado todo dia venha a ter câncer do que o desgraçado que briga e está com isso extravasando as energias (da pior forma).

segunda-feira, 2 de março de 2009

USANDO A LINGUAGEM DO CORPO PARA ENTENDER A OBESIDADE

A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos.
Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço.
Muitas vezes a gordura é uma forma convenientemente usada para se conseguir certos benefícios, como atrair a compaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, escapar de certas obrigações que limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do cônjuge. Mais uma vez vemos que o perigo está em nossa mente, não no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que comemos.
Faça um "regime" nos seus pensamentos e limpe toda essa amargura. Viva tranqüilamente e sem se sentir ameaçado. Ame profundamente a todos e você perceberá que, como resposta, receberá mais amor dos outros. Saia já desse casulo e participe ativamente do mundo, de peito aberto e acreditando que você está sendo protegido pelas mãos do Grande Pai.
Pare de guardar mágoas e ressentimentos. Chega de discutir gratuitamente com as pessoas, pois cada uma delas luta pelas suas razões e você pode sair machucado. Apenas aja com docilidade e poder e não deixe que as diferenças de vida e opiniões o aflijam.
Atenção: quanto mais você "engolir" e guardar mágoas, mais seu corpo engordará.Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá de compreender que toda expectativa gera frustração. Por isto não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe dêem aquilo que tanto você almeja. Saia já dessa postura de vítima e perceba o tamanho do seu próprio poder. Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos. Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos. Passe a agir como adulto e mostre seus verdadeiros interesses a quem é importante para você. Tenha coragem de mudar seu comportamento e ser você mesmo. Se você não está encontrando em sua memória nenhum registro pelo menos semelhante ao que estou dizendo, certamente é porque seu subconsciente abraçou com muita força alguma mágoa antiga e continua a protegê-la, pois para ele não existe "tempo". Tenha calma porque com ele (o subconsciente) nós devemos agir despreocupadamente e mandar mensagens positivas e constantes, até que ele perceba que as defesas contra o passado são inúteis.
As mensagens que você pode enviar ao seu subconsciente são pensamentos e condutas contrárias ao que está vivendo hoje. O importante é sair logo desse círculo vicioso que ainda está impresso em sua mente inconsciente.Pratique um esporte ou faça exercícios. Torne seus pensamentos mais ativos e coloque em prática as suas decisões. O mundo espera você para agir com ele. Transforme essa gordura em energia, sacudindo a poeira do passado e olhando para frente. Rápido!
No começo tudo pode parecer difícil, mas depois você amará os novos hábitos e a sua nova personalidade.
Vamos, acorde! Organize-se! Tudo depende só de você!
Chega de arrumar pretextos pois isto só vem provar que você está realmente tendo alguma conveniência em ser gordo. Busque o que você deseja, sem prejudicar sua saúde e sua beleza. E, definitivamente, tente compreender que quando nos magoamos com algo é porque estamos sendo egoístas em querer que tudo seja do nosso jeito. Liberte-se dessa tendência e aceite as pessoas como elas são. Seja você mesmo e não se permita pensamentos negativos. Eleve-se a cada dia com bons sentimentos em relação à vida e cresça cada vez mais dentro da evolução espiritual, sem mágoas, sem medos, nem desconfianças. Quanto mais você se aproximar de Deus, mais se sentirá confiante e feliz. De outra forma, você estará cada vez mais longe d'Ele.
........................................................CRISTINA CAIRO é professora, psicóloga e autora do best-seller LINGUAGEM DO CORPO, publicado pela Editora Mercuryo ( www.mercuryo.com.br ). Apresenta e coordena o programa LINGUAGEM DO CORPO na RÁDIO MUNDIAL (95,7 FM), às quarta-feiras, às 9h, além de ministrar palestras, cursos e desenvolver vivências e workshops em todo o Brasil.........................................................